sexta-feira, 1 de junho de 2012

EM BUSCA DA “EQUAÇÃO” DAS APARENTES CONTRADIÇÕES BÍBLICAS!


Olá... Francisco... Saudações! Antes de te enviar um outro trabalho, achei prudente escrever algo especialmente para você!


Por Roberto Val

Nos meus cerca de vinte e cinco anos de interesse pela Bíblia, eu cheguei somente a uma conclusão: que ela é um vasto campo de conhecimento que impressiona, dificílimo, senão impossível, de se chegar a um conhecimento pleno sobre ela! É extremamente polêmica, ao mesmo tempo em que esclarece e liberta, talvez seja a maior geradora de discordância de idéias que a humanidade já se deparou!
Mas nem por isso, creio que devemos deixar de lado o debate esclarecedor sobre ela! 
" ... Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus."  (Mateus 22 : 29)

Apesar de crer existirem os que propositalmente preferem deturpá-la, também quero crer que a maioria prefere verdadeiramente entendê-la! Creio, também, que a maioria dos estudiosos interessados, tem as suas convicções pessoais, irredutíveis ou não! Eu, pessoalmente, prefiro me encaixar na maioria que prefere verdadeiramente entendê-la, e dentro dessa maioria me colocar na classe dos redutíveis, aqueles não fanáticos, dispostos ao debate civilizado e que ama o seu próximo como a si mesmo, seja amigo ou inimigo, respeitando as diferenças e as pessoas do gênero humano!
Creio existirem pessoas com muita afinidade de idéias, mas, pensando absolutamente iguais é difícil crer. Sendo assim, apesar de ter interesse em expor meus pensamentos, para da discussão surgir à luz, não tenho a pretensão de que pessoas, lendo meus escritos, pensem iguais a mim.
Creio, também, ser impossível colocar tudo que um ser humano pensa em um livro, pois nascemos pensando e vivemos pensando até à morte... Se fossemos escrever um livro “completo”, não teríamos como terminá-lo e muito menos editá-lo... Seriam necessários muitos volumes, e ainda assim, não se esgotariam os argumentos! 
Portanto, temos que ser cautelosos ao julgar o teor de um livro, pois ele nunca é completo nos seus argumentos... Ao discordarmos de uma idéia grafada em papel, devemos levar em conta que dificilmente estaremos lendo diante do autor... Que as partes teriam o direito às réplicas, tréplicas, etc e tal!
Imagino que o conteúdo de um livro que quebre paradigmas seculares estabelecidos será alvo de muito desagravo. Ao lermos um livro com essa característica, devemos ter em mente que ele não é completo, o que diremos de uma sinopse ou uma matéria que mal dá para um livrete?
Não quero dizer pra você que o meu entendimento bíblico é o certo, apenas levanto questões daquilo que não consigo entender como o certo e estou pronto para aprender a cada dia, hora, etc! Entretanto, todos sabemos que quantidade não é qualidade... “Verdades” e “teorias” costumam cair por terra rotineiramente e não devemos esquecer da história no tempo de Copérnico, quando o Mundo acreditava que a Terra era plana, mas, na verdade sempre foi redonda!...
A graça de Deus esteja conosco...

Aguarde outros...

=====

Agradeço ao Roberto pelos esclarecimentos,
Francisco Alberto.

3 comentários:

Décio disse...

Concordo totalmente com o Sr Roberto Val; estamos sempre aprendendo...aprendendo...aprendendo...

Luz e Paz; Na Graça de Cristo.
Décio - um Aprendiz de Cristão.

Amanda Lissa disse...

Décio, eu gostava muito do site ex adventistas, tinha um material muito interessante... o que houve, há alguma forma de acessar aquele material? preciso para mostrar para uma amiga que esta com muitas duvidas.....obrigada

Francisco A. de Azevedo disse...

Amanda,

Saudações Cristãs!

Não sei se o Décio vai ver seu comentário, portanto vou falar do que sei.

O Blog ex-adventistas foi removido. O Administrador não explicou o motivo.

Contudo poderás visitar o blog "ADVENTISMO NA MIRA DA VERDADE" no link http://adventismonamiradaverdade.blogspot.com.br/ , onde poderás encontrar quase tudo sobre adventismo.

Fique na paz!

Francisco Alberto