quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Naquele dia quase você morreu!

    

       Na década de 60, depois das aulas no turno da manhã no Ginásio arquidiocesano do Planalto, entre agosto e novembro, época em que o capim estava seco nos pastos, normalmente  almoçava e me dirigia a chácara denominada "Barra", Entre a BR-20 e a Logoa feia, para ajudar o peão a cortar cana e passá-la no triturador junto com milho, para dar ração ao gado leiteiro, cujo leite era entregue de porta em porta em Formosa.
       Certa feita apareceu um Rapaz de uns 22 anos na chácara e meu pai deixou que ele ficasse ajudando nos serviços rotineiros e outros. Era brincalhão e aparentemente legal. Toda vez que eu chegava à chácara para fazer a minha parte do serviço este rapaz ajudava a cortar e a carregar a cana até o triturador.
       Tudo ocorria muito bem! era um sujeito legal e conversávamos e nos distraíamos muito.
       Certo dia eu havia recebido "vinte cruzeiros" de meu pai como gratificação e não sei como ele viu este dinheiro comigo, inclusive teceu agum comentário sobre o dinheiro, como por exemplo: "Tá cheio da grana!"
   
O Tempo passou...... certo dia conversando com este rapaz ele me confessou algo inusitado.. que me deixou sem graça:
       Olha.. sabe o que passou na minha cabeça naquele dia que você estava com os Cr$ 20,00?
 Eu respondi não!  Ele disse friamente!  pensei em te matar com uma foiçada pelas costas, pegar seu dinheiro e me mandar!  Intrigado perguntei... E porque você não fez isto? ele respondeu:  "Não fiz porque você é um cara legal e e eu gosto de você".

       Realmente nunca tive preconceito com os menos favorecidos e mais pobres, sempre tratei todos com igualdade, respeito e cordialidade.Nunca o humilhei dando-lhe ordens, mesmo como filho do patrão que era! Sempre quando tinha alguma tarefa, dizia "vambora temos o que fazer!" e lá íamos alegremente cumprir nossos deveres.
       Depois desta confissão procuro não ficar de costas e nem fechar os olhos na presença de pessoas armadas.
       Mas o que me protegeu mesmo foi o respeito, consideração, cordialidade, amizade e respeito para com o próximo; é claro a inspiração do Espírito de Deus que nos leva a ser e tratar as pessoas como Cristo ensinou! 

Base bíblica:
Lucas   6.31 -  Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles façam a vocês.
Mateus 7.12 - Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês; pois isso é o que querem dizer a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas.

J oão
13.34 e 35  Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros. Se tiverem amor uns pelos outros, todos saberão que vocês são meus discípulos.

Melhor dizendo:

"não faças aos outros aquilo que não queres que te façam". 
     

Um comentário:

Décio disse...

Grande Alberto;
realmente sua conduta e postura Cristã perante tal pessoa lhe ajudou muito e talvez naquele dia, além disso, um Anjo tenha tocado a mente e o coração daquele sujeito, que, pelo relato, boa coisa não era.

E que Deus sempre o proteja, pois o mundo precisa de mais pessoas como você.

Na Paz de Cristo.
Décio - um Aprendiz de Cristão.